Buscar
  • Rodrigo César

HOJE É DIA DO HOSPITAL

Você sabia que a definição Hospital, como instituição, é algo relativamente novo no Brasil? Na verdade foi criado em 1961, pelo Decreto Nº 50.871. Desde então, instituiu-se o dia 2 de julho como sendo Dia do Hospital.


A data é uma maneira de reconhecer e de homenagear a instituição Hospital, pela relevância de seus serviços prestados à sociedade e ao país. Em tempos de pandemia, como o que atravessamos, hospitais ganham status de segunda casa para muita gente. Na verdade são segunda casa para muitos doentes crônicos, doentes de diversas enfermidades que passam longos períodos internados ou em tratamento.


Hospital também é o “pronto socorro”, para a doença que chega sem aviso, o acidente naquela curva do caminho que ninguém nunca espera. É para o hospital que a gente corre para nascer, para morrer, às vezes, em muitas idas e voltas no intervalo de cada existir.


Valorizar e respeitar esta instituição é muito importante, pois a gente sempre acaba precisando dos serviços de um hospital e dos profissionais de saúde que lá trabalham, como os médicos, enfermeiros, radiologistas, terapeutas, psicólogos, entre tantos outros.

É decisivo para qualquer sociedade essa infraestrutura e é triste saber que boa parte da população brasileira ainda carece de acesso aos hospitais.

A origem dos hospitais remete a Idade Média, quando as ordens religiosas começaram a acolher e cuidar de doentes em suas dependências. Antes de existirem hospitais, era muito mais difícil tratar as pessoas, e a taxa de mortalidade em caso de doença ou acidente era muito grande.

Um hospital pode ser público, oferecendo serviços médicos gratuitos através do Estado, ou privado, quando o paciente paga pelo serviço que recebe. Pode também unificar tudo isso. Precisa ser amparado pela população, fiscalizado e cuidado sempre pra cumprir da melhor maneira o seu papel.


Vamos ajudar hoje um hospital a funcionar ainda melhor?


Todos somos responsáveis!


Hoje é dia de sentirmos muito orgulho da nossa Santa Casa de Alfenas que há mais de 100 anos cuida e cura com carinho!

7 visualizações0 comentário