Buscar
  • Rodrigo César

INFORME-SE COM O SEU CONVÊNIO, FAÇA UM CHECK UP ONCOLÓGICO


Prevenir ainda é muito melhor do que remediar. O câncer ainda é um grande desafio para os oncologistas, mas já se sabe que melhorar hábitos, ter uma vida mais saudável pode retardar ou afastar a doença. Estudos apontam no entanto que 20% dos casos de câncer tem origem genética. Os outros 80% causas relacionadas aos hábitos de vida e fatores externos.

Por isso, pessoas com histórico familiar de câncer precisam se cuidar mais. Muito importante se informar e fazer um check up oncológico.


A realização de exames preventivos é apontada pelos especialistas como uma atitude mais que recomendada: imprescindível. O rastreamento permite identificar precocemente se há algo suspeito e como proceder para que não progrida.


Conforme a Oncologista Clínica do Hospital do Câncer de Alfenas, Millena Neves, o chamado Check up oncológico vem se tornando rotina médica em prol da saúde preventiva. “Os exames de rotina visam o diagnóstico precoce, e é realizado através da avaliação individualizada de cada paciente e a indicação de exames complementares específicos como os endoscópicos, mamografias, colonoscopia, toque retal, tomografias de pulmão e outros”.

Conforme ela, pacientes com histórico familiar de câncer, devem ter maior atenção.

DEMORA PERIGOSA


“Infelizmente, a maior parte da população, só procura o médico quando a doença já está em caráter avançado, quando a pessoa está sentindo dor, quando a barriga distende, ou apresenta algum sangramento, entre outros sintomas. São situações em que o câncer já pode estar em estágios avançados, o que reduz as chances de cura do tratamento”, diz.


O câncer é causado por um erro genético. O corpo humano produz células defeituosas rotineiramente, mas em um organismo sadio, elas são destruídas por células que As combatem.

Uma célula maligna se forma quando há um erro na estrutura celular que impede esta defesa. Sem essa barreira natural, as células cancerígenas se multiplicam em grande velocidade, muito mais rápido que outras células do organismo. Se nada for feito contra o avanço da doença, estas células cancerosas criam uma rede de vasos sanguíneos para garantir a própria nutrição e sobrevivência. A resistência do nosso organismo entra em colapso.


O check up oncológico existe para permitir esse rastreio e dar ao médico oncologista condições de agir enquanto é tempo. “Cada paciente tem uma indicação porque cada um tem um histórico diferente, mas para todos eles, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de sucesso do tratamento e de cura. O check up é uma maneira de antecipar e prevenir qualquer doença oncológica de caráter hereditário.


Há pacientes com alto risco de desenvolver um câncer e precisamos prevenir isso através de exames e aconselhamento genético”, completa.

Informe-se com o seu convênio e agende a sua consulta!

Tempo é dinheiro? Não! Tempo é vida.

14 visualizações0 comentário