Buscar
  • Túlio Gonçalves

Inimigo Oculto

Um câncer pode ter várias origens, muitas delas são invisíveis e silenciosas e podem aparecer de complicações de outras condições, como infecções por vírus.



Os vírus podem causar muitas doenças diferentes, com sintomas agudos, que se apresentam rapidamente. Mas a participação destes “seres” no câncer também é decisiva (em alguns casos) e isso já é bem conhecido pela ciência.


O HPV é um dos vírus mais importantes nos casos de câncer no Brasil, cerca de 13 tipos de HPV são causadores dessa doença, inclusive 70% dos casos de colo de útero tem ele como causador.

Para contrair o HPV é necessário contato direto com a pele ou mucosa infectada, geralmente isso acontece pela via sexual, por isso o HPV é considerado uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Existem poucas evidências de que possa se infectar através de objetos, mas não é necessário que haja penetração para que o vírus infecte uma pessoa.


Os principais locais de infecção são a vagina, a boca, a garganta, a vulva e o reto. No local podem aparecer verrugas ou não aparecer sintoma. Nem sempre a infecção pelo vírus persiste, mas é importante lembrar.


Use camisinha em todas as relações sexuais.

Fique e olho nas próximas matérias, conheça mais deste inimigo invisível

42 visualizações0 comentário