Buscar
  • Rodrigo César

Nutrição e prevenção do câncer

Dia 31 de março comemoramos o dia da Saúde e Nutrição, por isso, nada mais apropriado que falarmos o quanto a nutrição pode influenciar na questão do câncer.



Quando falamos de câncer, muita gente ainda se engana ao achar que é uma doença puramente genética, ou que acontece ao acaso. É certo que as origens do câncer não são simples e dependendo do caso podem ter início na infância, mas a realidade é que muitos casos poderiam ser evitados se tivéssemos bons hábitos alimentares.


A nutrição tem fator decisivo no aparecimento de algumas lesões direta ou indiretamente. O câncer de estômago por exemplo, é um dos mais frequentes no mundo, graças à dieta rica em sal, gorduras e produtos industrializados.


No ano de 2015 a Organização Mundial da Saúde colocou as carnes processadas (bacon, salsicha, presunto, mortadela e etc) no mesmo grupo do cigarro e do arsênico, como causadores de câncer.


Mas a alimentação também pode ter um papel essencial na prevenção desse mal. Os vegetais possuem diversos pigmentos e fitoquímicos que podem criar fatores de proteção, mas para isso eles tem que ser parte da sua alimentação diária. Além disso, uma boa dieta pode evitar cânceres em todo os sistema digestivo, desde a boa até o reto, principalmente pela manutenção de um peso adequado.


Nunca é tarde para começar a dar uma atenção especial para o que você come.

26 visualizações0 comentário