Buscar
  • Rodrigo César

UM DIA DE ALERTA E DE ATITUDES

O Dia Mundial da Obesidade, comemorado hoje, é na verdade um dia de alerta de que é preciso e é possível cuidar melhor de nós mesmos e daqueles que amamos. A obesidade vem crescendo de forma assustadora no mundo todo e de forma muito preocupante no Brasil.


Uma das maiores preocupações é a obesidade ser considerado fator de risco para o câncer, ou seja, um facilitador do aparecimento desta doença.


Além disso, a preocupação é porque a obesidade traz sempre a companhia de outras doenças que são responsáveis por multiplicar o atendimento na saúde e gerar muitos problemas aos seus portadores. Entre estas, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer.


Pesquisas indicam que as taxas de obesidade triplicaram em meio século e hoje afeta mais de 650 milhões de pessoas em todo mundo. As causas da obesidade são muitas e complexas como estilo de vida, fatores genéticos, psicológicos, socioculturais, econômicos e até ambientais.

O que se sabe é que é possível tratar a obesidade com uma alimentação saudável, diminuição da ingestão de calorias, aumento da atividade física e outros fatores que serão avaliados por profissionais.


O Dia da Obesidade vem como alerta e proposta de incentivo e soluções para que as pessoas possam alcançar e manter um peso saudável para elas e que isso precisa ser observado desde a infância.


Também precisamos nos mobilizar e exigir medidas governamentais que restrinjam a comercialização de alimentos e bebidas com alto teor de gorduras, açúcar e sal para crianças e cobrar espaços públicos ideais para caminhadas, ciclismo e recreação.


Separamos um manual ideal para quem busca mais informações sobre alimentação saudável, caso você tenha interesse, clique no link e baixe o Guia Alimenta para a População Brasileira.



guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed
Download • 4.40MB

17 visualizações0 comentário