Um dia inteiro pra falar da importância dos rins.

Hoje é Dia Mundial do Rim, uma data criada com o objetivo de levar as pessoas a pensar sobre a importância da função renal para que o nosso organismo funcione. Dia de pensar em cuidar e proteger os nossos rins e de apoiar um paciente portador de insuficiência renal crônica.

O principal objetivo do tratamento deste paciente consiste no seu restabelecimento social e para conseguir isso, o nefrologista deve procurar corrigir todas as alterações que acompanham a perda de função renal.

É muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal para evitá-los e tratá-los. Os principais fatores são: a hipertensão arterial, o diabetes e doenças renais ou cardiovasculares. O uso de medicações nefrotóxicas e o fumo também podem comprometer a função renal.

Como você evita tudo isso? Com a prática de exercícios físicos, com o controle do colesterol, da glicose, mantendo o peso e a pressão arterial. Não usar medicamentos sem indicação médica! Evitar o excesso de sal e carnes vermelhas, realizar exames preventivos como o de urina e creatina e consultar o médico com regularidade.

Estas medidas ajudarão a reduzir os riscos de evolução à doença renal.

O Dia Mundial do Rim é um evento anual criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). Estas organizações reúnem milhões de pessoas em mais de 150 países.

Vamos todos ajudar na conscientização e importância da saúde dos rins. Somente a prevenção da Doença Renal, poderá reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à esta doença que já atinge 10% da população mundial, sendo reconhecida como um problema global de saúde pública.

A Santa Casa de Alfenas tem um importante Centro de Hemodiálise que atende a pacientes vindos de toda a região. O centro foi ampliado recentemente e recebeu novas máquinas, destinadas a atender a mais pessoas, contribuindo assim que estes pacientes vivam melhor.